terça-feira, 1 de novembro de 2011

8 motivos para Sacrificar

Sacrificar significa, literalmente, “perder ou abrir mão de algo por um propósito, causa ou ideal”.
É uma lei universal, que afecta não só todas as religiões, mas também o funcionamento do mundo secular. Ninguém pode conquistar sem sacrificar.
Se uma criança quer ter boas notas na escola, tem que sacrificar. Se, mais tarde, quiser um curso superior, terá, igualmente, que sacrificar. Se uma pessoa deseja casar, terá também de sacrificar. Se você quiser ser bem sucedido em algum negócio, você deve sacrificar. Se alguém quiser ter filhos… sacrificar. E assim por diante.
O Sacrifício é essencial para a fé cristã. Jesus disse que se a pessoa não está preparada para deixar (sacrificar) tudo o que tem, até a sua própria vida, não pode ser Seu discípulo (Lucas 14.26-36).
Seguem-se alguns pontos-chave da Bíblia que nos mostram porque devemos sacrificar:

1. Revela a condição espiritual do doador (Mateus 6.21). Um jovem, em Marcos 10.17-30, deu as costas a Jesus quando Este o convidou a sacrificar. Todo o seu conhecimento da Palavra de Deus não lhe serviu de nada. No momento do sacrifício mostrou o seu verdadeiro nível espiritual com Deus.
2. É o caminho mais curto e seguro para a vitória (1 Samuel 8-10). O povo de Israel fazia sacrifícios antes de ir para a batalha para obter a segurança de que a graça de Deus estaria sobre eles.
3. Nem mesmo Deus pôde evitá-lo (Efésios 5.1-2). Se houvesse uma maneira mais fácil de conseguir o que Ele queria, Ele teria escolhido. Mas não havia. Nem mesmo o Deus Todo-Poderoso pôde evitar o sacrifício. De facto, Ele realizou o maior de todos os sacrifícios – O Seu Filho!
4. Demonstra a dependência total de Deus – e independência do resto do mundo (Gn 22.8). Quando você coloca o seu tudo no altar do sacrifício, automaticamente liberta-se de tudo o que o aprisiona, colocando Deus na obrigação de o sustentar.
5. É a única maneira de revelar o que está no coração de uma pessoa (2 Samuel 24.21-24).
6. O sacrifício não ajuda a Deus, mas sim a pessoa que o realiza. (Salmo 50.12-15). Ela mostra que tem o fogo real de uma fé ardente dentro de si.
7. Permite-nos ficar mais perto de Deus (Hebreus 10.19-22). O verdadeiro significado da expressão “sacrifício”, na Bíblia, vem de uma palavra hebraica (qorbãn) cuja raiz significa “aproximar” ou “ser trazido perto”.
8. Dá-me a segurança total da resposta de Deus (Génesis 22.16-18). O sacrifício transporta-me para uma realidade onde “todas as coisas são possíveis”.

Sem um objetivo, não há sacrifício. Sem sacrifício, não há objetivo. Sem dor, não há vitória!
  www.iurd.pt/montesinai


O que é a Fogueira Santa- perguntas e respostas



Bispo Macedo (BM)
A fé no Senhor Jesus não combina com fracassos e a convicção em relação às Suas promessas é tão profunda que nem a própria morte é capaz de removê-la. Quem tem fé luta para ser mais que vencedor.
Se tivermos fé em Deus, tudo será possível. Como? Agindo do mesmo modo que os filhos de Israel, tendo as mesmas atitudes que eles tiveram. Assim, aquele que crê no Deus de Abraão, definitivamente, não aceita viver de forma inferior ao que foi prometido por Ele nas Escrituras Sagradas. Essa é a proposta da Fogueira Santa.

Para quem é a proposta da Fogueira Santa?
BM.: O sacrifício da Fogueira Santa não é para aventureiros, nem para tentar uma melhoria de vida, mas, sim, para quem está disposto a sacrificar. O Senhor Jesus deu a Sua vida por nós; se quisermos conquistar a plenitude que Ele nos oferece, então, da mesma maneira, teremos de sacrificar a nossa vida. Moisés teve de fugir do Egipto e abrigou-se em Midiã. Ao chegar à casa de Jetro, o seu sogro, nada tinha a oferecer senão a si mesmo. Mas foi justamente desse “homem que não tinha nada”, fugitivo, solitário, “sem eira nem beira”, que Deus fez um líder, um legislador, um estadista, um profeta, um libertador e um salvador para a nação de Israel. Portanto, a proposta da Fogueira Santa é para aqueles que querem subir ao Altar e entregar a si próprios, com o sacrifício.
Esses, certamente, serão abençoados.

Quando é que podemos dizer que sacrificámos verdadeiramente?
BM.: Quando o sacrifício dói profundamente, a ponto de nos sentirmos sozinhos, sem ninguém para partilhar a angústia que o antecede. O sacrifício legítimo faz com que vivamos totalmente na dependência de Deus; e apenas sacrifica inteiramente quem realmente crê nas promessas guardadas na Sua Palavra. Isto porque sacrificar significa mais do que colocar uma quantia de dinheiro no Altar; é renunciar a si próprio para fazer a vontade do Altíssimo.

Por que é que não devemos fazer qualquer sacrifício?
BM.: Na Fogueira Santa, usamos a nossa fé para chamar a atenção de Deus. Por essa razão, não pode ser oferecida ao Senhor qualquer coisa. Tem de ser algo especial, que represente um sacrifício especial. Mas nem todos têm a mesma fé. Veja bem: enquanto algumas pessoas possuem fé para comer carne, outras têm para comer legumes. Do mesmo modo, podemos dizer que a condição de um não é a mesma para todos. O pouco para um, entretanto, pode ser o muito para outro, constituindo, assim, o verdadeiro sacrifício. Como diz a passagem bíblica: “Vindo, porém, uma viúva pobre depositou duas pequenas moedas (…). Em verdade, vos digo que está viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes” (Marcos 12.42,43). Desta forma, não existe sacrifício de muito ou de pouco; há o sacrifício de cada um. Além do mais, a atitude de sacrificar ou não depende exclusivamente da fé individual.

O que fazer após participar no propósito de fé?
BM.: Manter a fé em Deus e esperar a Sua acção sem duvidar ou murmurar. Você pode ter a certeza de que o milagre chegará. A semente foi plantada, agora é perseverar e cuidar para não perder a visão. Muitas vezes, o milagre não acontece de imediato, depende da fé. Não são poucas as pessoas que esfriam, esperam um passe de mágica, esquecendo-se de que Deus não é mágico.

O que é que o Monte Sinai representa para o povo de Deus?
BM.: Deus escolheu o Sinai para servir de referência para todos os povos que acreditam que há um Deus vivo, que Se preocupa com os humildes e os desprezados. O Monte Sinai foi um sinal d’Ele para o povo escravizado do passado e continua a ser um sinal para as pessoas exploradas!
O Sinai representa o povo excluído, abandonado, injustiçado e ignorado pelos homens. Hoje, em relação ao povo escravo de Israel, que não conhecia o Monte de Deus, estamos em vantagem, pois temos imagens do Monte Sinai, além de farta informação sobre ele. Todos podem vê-lo em fotos ou vídeos e ele continua lá, intacto, como referencial do poder divino.
Nesse mesmo local, aqueles que crêem verão as maravilhas de Deus na sua vida. E o Senhor Jesus garante que esses sinais são apenas para os que creem!

Por que é que bispos e pastores do mundo inteiro sobem o Sinai?
BM.: Eles fazem-no para clamar a Deus por respostas aos pedidos dos fiéis. Ao levar o povo ao sacrifício, também nos sacrificamos. Expomos a nossa vida, ficamos dias fora de casa, sem dormir, sacrificamos o nosso corpo para clamar pelos necessitados. Assim, durante todos estes anos da campanha da Fogueira Santa, primeiramente, participamos do sacrifício com o povo e, depois, fazemos o sacrifício de subir o Sinai.

O acto de sacrificar garante a salvação?
BM.: Não. Você poderá obter muitas bênçãos por meio de sacrifícios.
No entanto, a salvação eterna só ocorre quando alguém reconhece verdadeiramente Jesus como Senhor da sua vida. Além disso, é necessário que a pessoa persevere, lute e vigie para permanecer na graça divina. Somente aqueles que seguem o Senhor Jesus garantem a salvação eterna.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fogueira Santa

Não é para qualquer um.
Na verdade, muitos têm se apresentado. Alguns aventureiros, outros curiosos e ainda outros, como jogadores, tentando a sorte.
Mas, a rigor, o sacrifício exige fé.
Fé que peneira todos e seleciona alguns poucos.
Poucos escolhidos. Melhor, poucos escolhidos por si mesmos.
Por quê?
A Fogueira Santa é um ato puramente de fé.
Quem crê, vai. Quem não crê, fica.
Quem crê e quem não crê?
A atitude de cada um demonstra se creu ou não.
Do meu ponto de vista, os que se escolhem são tocados pelo Espírito Santo e agem a crença.
Esse toque Divino, naturalmente, se deu por conta da intenção do coração conhecido por Deus.
Como se excluir quando se é tocado por Deus? Impossível.
Os excluídos não foram tocados e por isso não agiram a fé.
E não se pode julgá-los de covardes.
Dos 32.000 homens chamados por Gideão, 10.000 desceram às águas. Eram covardes? Não. Aventureiros? Também não. Aparentemente, estavam dispostos a dar a vida pela pátria.
Porém, Deus, que conhece mentes e corações, achou por bem separar apenas 300.
O Senhor Jesus também chamou 12 apóstolos. Mas um se excluiu.
O fato é: as promessas Divinas são para todos os povos e nações. Porém, nem todos creem. E é justamente aí que há a separação.
O profeta Isaías pergunta: “Quem creu em nossa pregação?”. Em outras palavras: Quem crê que as promessas feitas no Monte Sinai são para hoje também?
Quem crê que o sacrifício da fé funciona?
“E a QUEM FOI REVELADO o braço do Senhor?” (Isaías 53.1)
Participam da Fogueira Santa apenas os revelados. Isto é, os revelados pelo Espírito Santo.
Ninguém pode ou deve convencer ninguém a participar, senão o Próprio Deus.
Sejam todos abençoados em o Nome do Senhor Jesus!
Bispo Macedo

Tire as sandálias

“Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça... Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés!... Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.” (Êxodo 3.2-5)

Se as sandálias não tivessem qualquer influência negativa, Deus não mandaria que elas fossem tiradas. Por que tirar as sandálias?
O fato é que a Presença de Deus encheu o Monte de energia. O Monte estava energizado, por causa da Presença Gloriosa de Deus.

As sandálias seriam um isolante (dúvida). Antes de Deus prometer algo impossível a Moisés, que era a libertação da escravidão egípcia, Ele disse: “Tira as sandálias dos pés”; Moisés não poderia ouvir o que Deus lhe prometeria com as sandálias nos pés.
Sem sandálias, ele seria um receptor da Energia de Deus, e estaria em cima do Monte Sinai e diante de Deus, com toda a sua força.

Na realidade, quem crer subirá o Monte Sinai sem sandálias nos pés, sem dúvidas, e participará dessa Fogueira Santa, com toda a sua força.
Eu creio que quem não conquistou o que deveria conquistar, por conta de uma fé que diz ter em Deus, com certeza, ainda não tirou as sandálias dos pés (dúvida), por isso não colocou toda a sua força.

Primeiro, Ele disse: “Não te chegues para cá”; porém, agora, sem sandália nos pés, Ele diz a Moisés: “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” (Êxodo 3.10).
Moisés subiu sem energia, sem luz e apagado; mas, porque creu, desceu cheio de Luz e com poder para enfrentar o diabo, na pessoa de Faraó.

Deus viu, ouviu e desceu.

Você crê? Tire as sandálias dos pés e suba com toda sua força.

Bispo Romualdo

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Desistir ou continuar?

Continuar, não desistir, prosseguir, não desanimar, ir até o fim, aconteça o que acontecer, venha o que vier, chuva, sol, a perseverança também faz parte do DNA de Deus. Essa também está em toda criatura, na natureza do homem e da mulher. Mas aí você pergunta: “Então por que é tão difícil ver isso?” É verdade, a maioria das pessoas desiste facilmente. Seja do ramo de estudos, de um relacionamento, de um objetivo, de uma carreira, de uma dieta, de uma amizade, de uma academia, de um livro, de um hábito bom, de um casamento, da fé, e até mesmo de si mesmo.
O ser humano tem a qualidade de determinação em si, mas poucos a cultivam. O pior é que quanto mais você desiste, mais vai desistir lá na frente. É como se isso virasse um hábito ruim. O pensamento de fracasso vem com toda força: “Ah, mas você já tentou e desistiu uma vez, é melhor desistir logo, antes que perca mais tempo com isso.”
A perseverança é essencial para qualquer ser humano, seja ele quem for. Tudo na vida precisa de perseverança. Nada conquistamos sem ela, não se mantém nada sem ela, e não nos satisfazemos também sem ela. Isso também é divino.
A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que perseveraram e de outras que não perseveraram. E logo no final dela, se lê muito isso “Ao vencedor…” Ou seja, em tudo, até mesmo para o que vem além da sua vida, precisa-se de perseverança. 
Então, pense comigo: vale a pena mesmo desistir?
Cristiane Cardoso

Quer saber quem é quem?


Quer identificar o hipócrita para fugir dele?
Quer saber se a pessoa é de Deus para constituir família?
Quer saber se o (a) namorado (a) é de Deus?
Quer saber se a pessoa é de Deus para fazer sociedade?
Quer saber se o pregador é de Deus para ouvir sua voz?
Quer saber se a igreja é dirigida pelo Espírito de Deus?
Quer saber se o irmão é de Deus?
Aqui vai a dica:
“Então, disse Jesus a Seus discípulos: Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me.” Mateus 16.24.
Sacrifício, sacrifício e sacrifício.
Verdadeiramente, essa é a única atitude que separa:
O verdadeiro seguidor do falso;
O sincero do hipócrita;
O fiel do infiel;
Os escolhidos dos chamados;
Os que servem a Deus dos que não O servem.
Não tem jeito!
Os filhos da carne odeiam sacrificar.
Sabem que o sacrifício exige coragem para a entrega total e incondicional. E por conta da covardia, fogem.
Duvido que o hipócrita tenha coragem de Negar-se a si mesmo, tomar a cruz e seguir Jesus.
Sabe por quê?
Porque o hipócrita quer tudo pronto, quer moleza, facilidade, enfim, vantagens pessoais. Só pensa em si mesmo.
Os hipócritas consideravam a oferta mais importante do que o altar.
Jesus perguntou:
"Cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar que santifica a oferta?" Mateus 23.19

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Carta das Profundezas- IX

Caro Aprendiz Uxe.
Fiquei muito feliz em saber que seu paciente fez novos amigos no escritório. Eles podem lhe ajudar muito, especialmente se você trabalhar em parceria com Pere. Eu ouvi dizer que ele tem se divertido bastante com as conversas desses novos amigos.

As amizades têm o poder de mudar as pessoas em vários aspectos. Elas podem levar as pessoas a fazer coisas boas e também ruins. Por exemplo, observe como o seu paciente muda de comportamento quando está com os amigos. No momento em que eles contam uma piada de mau gosto ou fazem um comentário maldoso, ele não pensa duas vezes antes de agir de maneira cordata e simpática. Eu tenho que lhe parabenizar por isso, pois você trabalhou na mente dele de tal forma que, agora, ele pensa que precisa ser como eles para que então eles desejem ter a mesma fé que ele tem no Inimigo. Boa jogada!

Dentre todos os amigos dele, a mulher é a que eu mais admiro. Ela é apaixonada por ele, mas mantém-se discreta. Obviamente, sei de todos esses detalhes porque Pere sempre me informa sobre tudo o que se passa entre eles. Ele conseguiu, com grande sucesso, fazer com que ela o cobiçasse e agora é só você e Pere trabalharem juntos para que ela finalmente tenha o que deseja e, desta forma, destruírem o casamento e neutralizarem a fé dele.

Você pode fazer isso enquanto se utiliza da mesma tática pela qual lhe parabenizei anteriormente. A esposa de seu paciente tem feito 
Correntes de Oração e por isso não podemos usá-la, mas isso não nos impede de trabalhar nele, uma vez que ele não tem ido à igreja com tanta freqüência devido a tanto trabalho e aos amigos que tem feito ultimamente, além do mais, ele ainda está freqüentando aquela igreja que, como todos nós sabemos, não nos incomoda muito. O nosso problema é a esposa dele – as orações dela certamente serão respondidas, por isso precisamos retardá-las o máximo que pudermos para que ela desista no meio do caminho e nunca receba a resposta.

Voltando à tática, você pode começar a chamar a atenção dele para aquela mulher, fazendo-o notar a sua depressão constante e os problemas que tem enfrentado na sua vida sentimental. Ele vai sentir pena dela e vai querer ajudá-la. É exatamente em momentos como esse que uma faísca pode causar um incêndio! Ela está carente, enquanto ele se mantém solidário – ambos a um passo de caírem em pecado. Ela, na verdade, quer o pecado, enquanto ele... bem, ele não quer ainda; contudo, ele é homem, e quando a tentação for forte demais, ele não resistirá.

Se você conseguir fazê-lo cometer adultério, então poderá dizer que já conquistou setenta por cento do seu objetivo! O ser humano pensa que precisa ser perfeito para ter fé no Inimigo, e quando alguma coisa terrível acontece com a finalidade de sujar a sua consciência, já é motivo suficiente para que ele pendure as chuteiras e abandone o Inimigo. Os humanos não conseguem entender que tudo o que Ele quer deles é que se arrependam – o que é excelente para nós, pois tudo o que precisamos fazer é lembrá-los de como devem estar longe do Inimigo e de nunca serão perdoados e aceitos novamente por Ele.


Atenciosamente,


Apolion

Chefe de Legião


(Baseado no livro 'Screwtape Letters' por C.S. Lewis)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Carta das Profundezas- VIII

Caro Aprendiz Uxe.

Será que você compreende mesmo o porquê de seu paciente hesitar tanto diante de tudo o que você lhe oferece? Vejamos.

Nós queremos um gado que se torne em alimento; o Inimigo quer servos que se tornem em filhos. Nós queremos usurpar; Ele quer dar. Nós somos vazios e queremos ser cheios; Ele é transbordante. Nós lutamos por um mundo onde o nosso Pai nas Profundezas tenha o controle de tudo e de todos; o Inimigo deseja um mundo onde as pessoas estejam unidas a Ele, sem, contudo, perderem a sua identidade.

Nós devemos encarar o fato de que toda essa conversa sobre o amor do Inimigo pela humanidade, e de que o serviço a Ele é feito com total liberdade, não é, como muitos pensam, apenas uma ideologia, e sim uma verdade assustadora. Ele verdadeiramente deseja encher o mundo com essas desagradáveis e insignificantes réplicas de Si mesmo – criaturas cujas vidas serão, nas devidas proporções, iguais à vida dEle, não porque Ele as controle como marionetes, mas porque o desejo delas está de acordo com a Sua vontade.

Agora você pode entender o forte argumento deles; até porque, tudo está escrito para convencimento daqueles que vierem a duvidar. Embora nos esforcemos para diminuir o verdadeiro valor de Sua Palavra, estes pequenos vermes trazem dentro de si uma certeza que é extremamente difícil de se remover. Embora não façam uso constante dessa convicção, ela permanece ali. E quando eles se encontram em uma situação em que são forçados a usá-la, é aí então que perdemos todos os nossos argumentos.

Isso nos mostra que não adianta criarmos argumentos para convencê-los – a verdade é que nossos argumentos são insignificantes diante dos argumentos do Inimigo. Por isso, pare de apresentar argumentos ao seu paciente e comece a distraí-lo para que ele se desvie totalmente da verdade. Faça com que as coisas à sua volta chamem a sua atenção ao ponto de não lhe deixarem tempo algum para pensar ou usar a razão.

Você pode usar os programas de televisão... faça-o ficar preso a eles – isso poderá até lhe proporcionar algumas horas de descanso! Arranje-lhe alguns amigos que possam gastar o pouco tempo que lhe resta e assim ele nem consiga pensar no Inimigo. Você disse que alguns de seus colegas de trabalho têm lhe causado problemas por causa de sua fé. Por que você não reverte a situação e não faz com que esses colegas finjam-se de interessados? Você também pode lhe arranjar um bela jovem – quem sabe não conseguimos fazer com que ele cometa adultério? A esposa dele certamente não tem ânimo para festas, uma vez que ultimamente ela tem buscado estabelecer um compromisso sério com o Inimigo naquela igreja que tanto odiamos. Podemos então aproveitar quando ela estiver na igreja
 para pegá-lo desprevinido!

Lembre-se: uma vida ocupada é uma das nossas melhores armas – use e abuse dela!


Atenciosamente,


Apolion

Chefe de Legião



(baseado no livro 'Screwtape Letters' por C.S. Lewis)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Condecoração dos Servos- Domingo 16.10

No último domingo, 16 de outubro, foi realizado na Iurd do Village, a "Condecoração dos Servos".
Mas o que significa "condecorar"?
Significa dar uma designação honrosa, ou um título. Realçar, dar honra.
E foi isto que aconteceu às 8h da manhã com o Corpo de Obreiros, às 10h, com o Grupo de Evangelização, e às 18h com o grupo de jovens, o Força Jovem Village. Todos levaram consigo testemunhas.
O pastor Rafael Campos frisou, em todas as reuniões, a importância do trabalho de cada um deles no desenvolvimento da igreja, não só no físico, mas principalmente no espiritual, no ganho de almas, nas orações e nos jejuns pelo povo.
Foi realizada também uma oração em favor da vida de cada um, e determinada a bênção de Deus na vida de cada um destes sábios, pois "o que ganha almas é sábio." (Provérbios 11.30)
Veja só como foi: 
























"E, se alguém me servir, meu Pai o honrará."(João 12.26)

Carta das Profundezas- VII

Caro Aprendiz Uxe.

Então quer dizer que você tem ‘esperanças de que a fase religiosa de seu paciente esteja chegando ao fim’, não é mesmo? Onde foi que você estudou, Uxe? Acho que tenho sérias reclamações para fazer ao nosso Pai nas Profundezas sobre a sua antiga escola! Será que ninguém lhe ensinou sobre a Lei da Oscilação?

O homem é um anfíbio – ele é metade espírito e metade animal. Na condição de espírito, ele pertence ao mundo eterno; mas como animal, ele obedece aos limites de tempo e espaço. Isto quer dizer que, enquanto o seu espírito pode visualizar o que é eterno, o seu corpo, as suas paixões e a sua imaginação estão em constante oscilação, pois estão sujeitas ao que é terreno. O estado mais estável que ele consegue alcançar é o estado de oscilação – como o movimento de uma onda. Se você tivesse observado o seu paciente mais minuciosamente, teria percebido esta oscilação em todas as áreas de sua vida – no seu interesse pelo seu trabalho, na afeição pela esposa e pelos amigos, nas suas necessidades físicas, etc. Veria que todas têm seus altos e baixos.

Ele já ouviu falar sobre muitos escândalos – o que é até bom, pois estes podem facilmente levar uma pessoa a abandonar de uma vez por todas essa insensatez chamada fé. Contudo, ainda não está bem claro se esta é ou não a situação de seu paciente. A esposa dele não concorda que ele vá à igreja, mas mesmo assim, está começando a sentir vontade de acompanhá-lo – especialmente depois dos escândalos que eles ouviram e que a deixaram ainda mais curiosa. Isso, definitivamente, não é bom.

Bem, a esposa está prestes a dar um passo em direção ao Inimigo e ele, por sua vez, está frustrado com a igreja que freqüenta. Isso não indica, de forma alguma, que ele esteja perdendo a sua fé. Muito pelo contrário, é exatamente agora que corremos o risco de que ele seja levado àquela Igreja que tanto odiamos – onde todas as nossas obras em todo o mundo são reveladas de forma tão explícita.

Deixe de ser ingênuo, Uxe. É hora de despertar e enxergar o que está se passando à sua volta! A situação não está nada boa! Se você não criar algo para distraí-lo, este ‘deserto’ pelo qual seu paciente está passando acabará beneficiando o Inimigo. Lembre-se de alguns dos servos favoritos do Inimigo e de como tiveram que caminhar lentamente para que um dia pudessem finalmente encontrá-Lo em suas vidas e nunca mais serem os mesmos.

Lembro-me de um paciente que costumava dizer que odiava tudo o que se relacionava ao Inimigo. Ele considerava todas as igrejas como um meio encontrado pelos homens para manipular as outras pessoas e eu me orgulhava quando ele os rejeitava. Até que um dia ele foi levado às pressas para o hospital com um tumor no cérebro. Eu mesmo coloquei aquele tumor lá. Afinal de contas, a vida dele era muito fácil e eu já não me divertia tanto. Mas foi exatamente a minha obra na vida dele que o levou ao Inimigo. Os médicos lhe deram apenas seis meses de vida e isso foi o bastante para que ele começasse a pensar na vida eterna. Bastou apenas uma única visita daquelas pessoas insignificantes da Igreja para que ele fosse salvo, e pior, curado. Hoje, ele trabalha para o Inimigo.

Você precisa encontrar uma maneira de distrair o seu paciente para que ele não pense no Inimigo no momento de decidir se guarda ou não a sua fé depois de tudo o que tem passado na igreja que freqüenta.


 Atenciosamente,


 Apolion

Chefe de Legião

 (Baseado no livro 'Screwtape Letters' por C.S. Lewis)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Carta das Profundezas- VI

Caro Aprendiz Uxe.

Surpreende-me o fato de você me perguntar se é ou não importante que o seu paciente seja mantido em total ignorância a respeito da nossa existência. Esta pergunta, devido à situação em que nos encontramos, foi-nos respondida pelo Alto Comando. A orientação, pelo menos neste momento, é de que nos mantenhamos escondidos. Confesso que às vezes discordo dessa estratégia, pois deixamos de receber o reconhecimento pelas coisas ruins que fazemos. Contudo, é melhor que seja assim, pois não queremos que esses humanos insignificantes saibam da nossa existência e comecem a acreditar em Deus por causa de nós.
Veja que, quando eles tomam conhecimento da nossa existência, eles passam a crer que existe um Deus, e é exatamente aí que perdemos. Neste momento, há muitos desses vermes que pensam que nós somos algum tipo de desenho animado ou uma simples estória cuja finalidade é fazer com que as pessoas tenham medo daquilo que lhes pode acontecer se fizerem o que é errado.
De qualquer forma, acredito que a sua pergunta se deve ao interesse que seu paciente tem demonstrado em freqüentar aquela igreja que constantemente nos ataca. Faça com que ele comece a olhar aquela igreja como se ela fosse apenas um grupo religioso em busca de adquirir mais membros. Há muitas coisas que podem ser usadas contra aquela igreja e você sabe quais são. Use-as. Os seres humanos ficam incomodados quando alguém lhes ensina a dar, pois como você sabe, dar não faz parte da natureza deles. É uma vantagem para nós que eles gostem mais de receber do que de dar, especialmente quando percebem que não se beneficiarão diretamente daquilo que deram.
A hora em que o seu paciente for àquela igreja, você estará fracassado. E lhe digo mais, não venha me procurar para pedir ajuda, pois a minha resposta será uma só: ‘Eu lhe avisei.’ O nosso chefe já foi muito prejudicado por causa deles, pois perdemos muitas almas em todo o mundo – é bom que você nem pense em tocar neste assunto perto dele! Ele tem trabalhado com o firme propósito de destruir essa igreja, mas o Inimigo é com ela. Não há muito que possamos fazer, mas certamente podemos trabalhar para impedir que as pessoas a freqüentem.
Façamos uso de Internet, televisão, rádio, revistas, pessoas desconhecidas e, até mesmo, de pessoas que saíram da igreja e agora falam mal dela. Graças ao nosso Pai nas profundezas, todas essas táticas têm impedido muitas pessoas de freqüentar essa igreja. Tudo o que você precisa é fazer com que seu paciente dê ouvidos a tudo o que é falado contra ela e acredite. E pronto!
Se ele não souber que existimos, ele nunca irá lutar contrar nós, e então poderemos trabalhar na sua vida até que ele abandone a sua fé no Inimigo. No início, ele vai até pensar que é da vontade do Inimigo que ele sofra, mas com o passar do tempo ele acabará desistindo dessa idéia e abandonará a sua fé.

Atenciosamente,

Apolion
Chefe de Legião
(baseado no livro 'Screwtape' de C.S. Lewis)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Problemas que vão e vêm


Se eu quero acabar com uma árvore, eu tenho que cortá-la pela raiz.
A bananeira, por exemplo, é uma árvore muito robusta e resistente, mesmo que pareça fraca. Por incrível que pareça, nem fogo nem um tufão pode matá-la. Mesmo se alguém cortar uma bananeira em mil pedaços, ela ainda pode sobreviver.
A única maneira pela qual essa árvore pode ser impedida de crescer novamente é arrancá-la por completo, desde a raiz.
Assim são com os problemas da vida, especialmente os crônicos. Se não forem resolvidos na raiz, acabarão crescendo novamente e voltando como antes.
Muitas pessoas querem resolver seus problemas, mas se resumem em lidar com as folhas e galhos deles. Esses problemas acabam voltando, e às vezes até pior.
Há três razões principais porque as pessoas normalmente não lidam com a raiz de seus problemas:
1. Não sabem encontrar a raiz;
2. Conhecem a raiz, mas não sabem como cortá-la;
3. Sabem como cortá-la, mas não estão dispostas a empregar o esforço para fazê-lo.
Ou seja, querem respostas rápidas.
Qual é o seu caso?