segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Carta das Profundezas- VII

Caro Aprendiz Uxe.

Então quer dizer que você tem ‘esperanças de que a fase religiosa de seu paciente esteja chegando ao fim’, não é mesmo? Onde foi que você estudou, Uxe? Acho que tenho sérias reclamações para fazer ao nosso Pai nas Profundezas sobre a sua antiga escola! Será que ninguém lhe ensinou sobre a Lei da Oscilação?

O homem é um anfíbio – ele é metade espírito e metade animal. Na condição de espírito, ele pertence ao mundo eterno; mas como animal, ele obedece aos limites de tempo e espaço. Isto quer dizer que, enquanto o seu espírito pode visualizar o que é eterno, o seu corpo, as suas paixões e a sua imaginação estão em constante oscilação, pois estão sujeitas ao que é terreno. O estado mais estável que ele consegue alcançar é o estado de oscilação – como o movimento de uma onda. Se você tivesse observado o seu paciente mais minuciosamente, teria percebido esta oscilação em todas as áreas de sua vida – no seu interesse pelo seu trabalho, na afeição pela esposa e pelos amigos, nas suas necessidades físicas, etc. Veria que todas têm seus altos e baixos.

Ele já ouviu falar sobre muitos escândalos – o que é até bom, pois estes podem facilmente levar uma pessoa a abandonar de uma vez por todas essa insensatez chamada fé. Contudo, ainda não está bem claro se esta é ou não a situação de seu paciente. A esposa dele não concorda que ele vá à igreja, mas mesmo assim, está começando a sentir vontade de acompanhá-lo – especialmente depois dos escândalos que eles ouviram e que a deixaram ainda mais curiosa. Isso, definitivamente, não é bom.

Bem, a esposa está prestes a dar um passo em direção ao Inimigo e ele, por sua vez, está frustrado com a igreja que freqüenta. Isso não indica, de forma alguma, que ele esteja perdendo a sua fé. Muito pelo contrário, é exatamente agora que corremos o risco de que ele seja levado àquela Igreja que tanto odiamos – onde todas as nossas obras em todo o mundo são reveladas de forma tão explícita.

Deixe de ser ingênuo, Uxe. É hora de despertar e enxergar o que está se passando à sua volta! A situação não está nada boa! Se você não criar algo para distraí-lo, este ‘deserto’ pelo qual seu paciente está passando acabará beneficiando o Inimigo. Lembre-se de alguns dos servos favoritos do Inimigo e de como tiveram que caminhar lentamente para que um dia pudessem finalmente encontrá-Lo em suas vidas e nunca mais serem os mesmos.

Lembro-me de um paciente que costumava dizer que odiava tudo o que se relacionava ao Inimigo. Ele considerava todas as igrejas como um meio encontrado pelos homens para manipular as outras pessoas e eu me orgulhava quando ele os rejeitava. Até que um dia ele foi levado às pressas para o hospital com um tumor no cérebro. Eu mesmo coloquei aquele tumor lá. Afinal de contas, a vida dele era muito fácil e eu já não me divertia tanto. Mas foi exatamente a minha obra na vida dele que o levou ao Inimigo. Os médicos lhe deram apenas seis meses de vida e isso foi o bastante para que ele começasse a pensar na vida eterna. Bastou apenas uma única visita daquelas pessoas insignificantes da Igreja para que ele fosse salvo, e pior, curado. Hoje, ele trabalha para o Inimigo.

Você precisa encontrar uma maneira de distrair o seu paciente para que ele não pense no Inimigo no momento de decidir se guarda ou não a sua fé depois de tudo o que tem passado na igreja que freqüenta.


 Atenciosamente,


 Apolion

Chefe de Legião

 (Baseado no livro 'Screwtape Letters' por C.S. Lewis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário