segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Carta das Profundezas- Parte X

Caro Aprendiz Uxe.
Devo admitir que não estou muito surpreso com o que os meus colegas me contaram a respeito do súbito interesse de seu paciente pela igreja que a esposa frequenta. Eu não lhe disse para mantê-lo ocupado a todo instante? E quanto àquela colega de trabalho? Por que foi que tudo o que vínhamos planejando deu errado de repente? Você tem feito como eu lhe ensinei? Se você disser que sim, você é um mentiroso! (Como já era de se esperar!)

Você acha que ainda tem tempo, não é? Pois eu digo que agora é hora de causar mudanças drásticas na vida dele. Ele começou a frequentar a igreja e agora está todo excitado com o que tem aprendido por lá – como se nos importássemos com isso! De qualquer forma, você tem que dar a ele uma promoção no trabalho e fazer com isso pareça uma “bênção”; ele vai até querer dar testemunho. Mal sabe ele que esta promoção vai, na verdade, afastá-lo da igreja
. Certifique-se de que a demanda seja grande em sua nova posição – por exemplo, que tenha que trabalhar por longas horas, tenha que fazer hora extra, e assim por diante. O segredo é mantê-lo no trabalho e ocupado, pois assim ele vai pensar que ainda pode cuidar da sua fé quando chegar em casa.

Tudo isso é culpa da esposa dele e eu espero que você tenha consciência disso! Ela tem orado por ele todo esse tempo. Como eu já havia dito a você em cartas anteriores, a resposta às orações dela viriam mais cedo ou mais tarde, mas nós ainda poderíamos trabalhar para atrasar a resposta. Eu acho que você não trabalhou como eu esperava. Eu já levei o seu caso ao conhecimento do nosso Pai nas Profundezas e se eu fosse você, eu ficaria com medo – muito medo!

De qualquer forma, nós sabemos que não podemos tocá-la. Tenho certeza de que você já deve ter tentado. Contudo, ainda podemos trabalhar à sua volta. Podemos, por exemplo, causar uma doença repentina na irmã dela ou fazer com ela suspeite que o marido tem um caso com a tal colega de trabalho. Você pode até fazer com que um dia ela lhes faça uma visita apenas para conversar. Desta maneira, causaremos problemas entre o “santo” casalzinho. Veja também o que você pode fazer com relação aos colegas de trabalho dele. Tenho certeza de que existem alguns deles que você pode usar para irritá-la. Há também a questão dos filhos. Você nunca me falou o porquê eles ainda não têm filhos. Certamente deve haver uma maneira de atuarmos nessa área também.

Uxe, agora você tem que jogar sujo. Caso contrário, você vai acabar perdendo o seu paciente. Sinto muito, mas o resultado do seu trabalho tem sido alvo de chacotas por aqui. Acho que vou até pedir ao chefe que me dê um outro aluno, pois não posso ter o meu nome associado a este fracasso – isso só destruiria a minha reputação como mentor.

 Atenciosamente,

Apolion
Chefe de Legião


(Baseado no livro 'Screwtape Letters' por C.S. Lewis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário