segunda-feira, 13 de agosto de 2012

13 SINTOMAS DE UM ESPÍRITO ENFRAQUECIDO

1º Sintoma: Propensão para o pecado

Foi o pecado de cada um de nós que levou o Filho de Deus ao Calvário, por isso, cada vez que pecamos estamos a crucificá-Lo, vezes sem conta. O pecado não pode ser tratado com cortesia e nem ignorado. Ele tem, sim, de ser identificado, abandonado imediatamente, odiado e jamais retomado. O ser humano tem poder em si mesmo para resistir ao mal e viver na prática do bem, desde que tenha apoio espiritual para tal e esse apoio vem apenas através de uma fé dinâmica na Palavra de Deus.

Versículo:“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (1Jo 3.9)

Conselho: Identifique-o, abandone-o, odeie-o e jamais o retome

2º Sintoma: Baixa auto-estima

Certas frases são ditas através dos anos e em diferentes situações ou circunstâncias. Muitas vezes, elas têm origem na infância, pois é a época em que a personalidade e carácter da pessoa estão ainda em formação. “Ninguém me ama”; “Sou um inútil” ou “Não tenho sorte na vida”, são ideias que surgem sempre que nos comparamos com os outros e isto debilita o espírito, pois, como criaturas de Deus, únicas e com dons intransmissíveis, somos incomparáveis.

Versículo: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” (1Pe 4.10)

Conselho: Deixe de se comparar com os outros e assuma o seu valor neste Mundo

 3º Sintoma: Medo

O medo é tão destruidor quanto a fé poderosamente construtora, e a história de Jó mostra-o tão bem, quando ele diz:

Versículo: “Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece” (Jó 3.25).

Se não o combatemos ele é capaz de destruir o corpo, a alma e o espírito. Como se libertar do medo?
Conselho: Admita-o, detecte-o, creia na Palavra de Deus e ore, rejeitando-o

  4º Sintoma: Preocupação

É inevitável que nos preocupemos ocasionalmente com as situações do dia-a-dia, mas revela uma intensa debilidade espiritual o vivermos em constante preocupação, seja com as contas, a alimentação ou até mesmo com o futuro, já que o próprio Cristo diz:

Versículo: “não andeis preocupados pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?” (Mt 6.25-26)

Conselho: Detecte a fonte da sua preocupação e entregue-a nas mãos de Deus

 5º Sintoma: Incredulidade

Incredulidade é sinónimo de ignorância e quem manifesta este sintoma está claramente a opor-se a algo por falta de conhecimento. Mas, mais grave do que isso é que a incredulidade impede a actuação da fé, pois funciona como uma barreira:

Versículo: “Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se (Jesus) da incredulidade deles.” (Mc 6.5-6)

Conselho: Se o seu espírito tem sido afectado pela incredulidade, procure estimular a sua fé

6º Sintoma: Vícios

Todo o pecado fere o homem no seu interior. É a pior forma de autodestruição, pois atenta contra a imagem de Deus em nós, destruindo o nosso mais íntimo e ofendendo a nossa consciência moral. E este sentimento é aumentado quando se tem conhecimento da Sua Palavra. Neste âmbito, os vícios não passam de um acto pecaminoso reiterado, direccionado contra a própria pessoa e que vai enfraquecendo gradualmente o espírito, de cada vez que ele é praticado.

Versículo: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”(1Co 6.20)

Conselho: Repita para si: “estou a melhorar todos os dias, em todos os aspectos, porque Cristo me ajuda”

7º Sintoma: Pensamentos suicidas

A vida é uma constante luta e, para quem tem o espírito enfraquecido, esta luta pode tornar-se sobremaneira esmagadora, mas há os que procuram a saída mais fácil, que é o suicídio. Muitos poderão sentir-se até ofendidos por esta afirmação, mas o suicídio é o maior acto de cobardia, porque é fugir das tribulações, esperando que o fim, aparente, da vida signifique também o fim dos problemas. O acto suicida é o maior sinal de fraqueza espiritual e engano do ser humano.

Versículo: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; abatidos, porém não destruídos…” (2Co 4.8-9).

Conselho: Valorize a sua vida, pois não existe problema no Mundo a que a Palavra de Deus não dê resposta

6º Sintoma: Vícios

Todo o pecado fere o homem no seu interior. É a pior forma de autodestruição, pois atenta contra a imagem de Deus em nós, destruindo o nosso mais íntimo e ofendendo a nossa consciência moral. E este sentimento é aumentado quando se tem conhecimento da Sua Palavra. Neste âmbito, os vícios não passam de um acto pecaminoso reiterado, direccionado contra a própria pessoa e que vai enfraquecendo gradualmente o espírito, de cada vez que ele é praticado.

Versículo: “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”(1Co 6.20)

Conselho: Repita para si: “estou a melhorar todos os dias, em todos os aspectos, porque Cristo me ajuda”

 7º Sintoma: Pensamentos suicidas

A vida é uma constante luta e, para quem tem o espírito enfraquecido, esta luta pode tornar-se sobremaneira esmagadora, mas há os que procuram a saída mais fácil, que é o suicídio. Muitos poderão sentir-se até ofendidos por esta afirmação, mas o suicídio é o maior acto de cobardia, porque é fugir das tribulações, esperando que o fim, aparente, da vida signifique também o fim dos problemas. O acto suicida é o maior sinal de fraqueza espiritual e engano do ser humano.

Versículo: “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; abatidos, porém não destruídos…” (2Co 4.8-9).

Conselho: Valorize a sua vida, pois não existe problema no Mundo a que a Palavra de Deus não dê resposta

 8º Sintoma: Complexos

Não há uma só pessoa entre mais de seis biliões de seres humanos que seja igual a si, pois você foi feito único, e o valor que tem é tão alto que foi necessário Cristo derramar o Seu sangue precioso para o resgatar.
Versículo: “Porque fostes comprados por preço” (1Co 6.20). Portanto, quando o diabo vier para o acusar e fazê-lo sentir-se diminuído, diga que o valor da sua vida foi suficiente a ponto de Jesus ter-Se dado por si!

Conselho: Olhe para o espelho, hoje mesmo, e diga: “Eu sou filho(a) de Deus, especial e único(a)!”

9º Sintoma: Inveja

Muitas pessoas guiam os seus passos movidos por uma inveja cega e, por causa dela, cometem as maiores atrocidades, chegando até a matar.
Versículo: “… onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda a espécie de coisas ruins” (Tg 3.16). Se existe inveja no seu coração, trate de a banir, pois esta é um claro sinal de que algo não está bem espiritualmente. A inveja age como um cancro, que vai contaminando todo o interior humano, começando pelo espírito.

Conselho:  Não perca tempo a observar os objectivos dos outros, invista nos seus e não terá inveja de ninguém

10º Sintoma: Passividade

É necessário que o ser humano esteja sempre a perseguir objectivos, pois quando uma pessoa é passiva, este estado rapidamente se apodera da sua mente, levando-a a que perca o estado de vigilância. E, uma mente passiva, habitua-se a não raciocinar e cede facilmente ao engano por falta de atitude.

Versículo: “E nãos vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2)

Conselho: Não espere alcançar os seus objectivos para depois mudar, mude já para que os alcancea tempo a observar os objectivos dos outros, invista nos seus e não terá inveja de ninguém

11º Sintoma: Desânimo

Desanimar é perder o fôlego, a força para viver. A pessoa passa a ter pena de si mesma e auto-convence-se de não poder fazer mais nada para superar uma determinada situação. O desânimo só pode ser superado com a mudança de atitude da própria pessoa:

1.Ocupando a mente à procura da solução para o problema, em vez de ocupá-la com o sentimento de incapacidade;
2.Reorganizando-se, começando por traçar objectivos, não permitindo que a sua vida esteja “parada” no tempo.
Versículo: “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (Jo 16.33)

Conselho: Quem olha para as circunstâncias, continua a sonhar. Mas quem olha para dentro de si, acorda e alcança!

 12º Sintoma: Ansiedade

A ansiedade é um dos mais óbvios sintomas espirituais nocivos da sociedade actual. Vivemos num Mundo ansioso devido: às dívidas, ao quotidiano, ao trabalho, à falta, à abundância, à juventude, à velhice, à vida e, em muitos casos, até à morte… Um espírito que denote ansiedade está desorientado, com a atenção dispersa e, consequentemente, fraco. Sobre isto, a resposta está em Filipenses 4.6:
Versículo: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com acções de graças.”

Conselho: Quando cremos fervorosamente nos nossos objectivos, então, “derretemos” a ansiedade

13º Sintoma: Acomodação

O acto de se acomodar é conformar-se e acostumar-se com a vida da maneira que ela está, é esquecer-se de que existe um Deus que tudo pode fazer, é esquecer-se de que Deus o chamou para vencer. Deus não se agrada da acomodação, Ele quer ver o nosso esforço, dedicação e empenho para que, então, o Seu plano se possa cumprir nas nossas vidas.
Versículo: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.” (Ap 3.15-16)

Conselho: Invista em si mesmo… seja destemido e ousado e, sobretudo, inconformado…

Nenhum comentário:

Postar um comentário