quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A vida precisa de inovação

Mas não basta apenas desejar que uma mudança aconteça, o fundamental mesmo é estabelecer de que forma isso será feito.

O dia estava nascendo nublado. Aquela garota, que tinha programado encontrar com as amigas e tornar aquele final de semana inesquecível, se rendeu à tristeza logo cedo, pois, em seus planos, haveria sol, as horas seriam mais quentes e com ventos suaves, o que a motivaria a voltar apenas no final da tarde para casa e, assim, descansar para o outro dia.
Ao ver o céu acinzentado, não pestanejou, retornou para cama um tanto quanto desanimada e mandou um recado pelo celular, sem muitas explicações, para as suas companheiras de passeio, avisando que teria que cancelar sua presença.
Sua mãe mal pôde acreditar naquela atitude e disse: “A vida é feita de escolhas e precisa de, ao menos, pequenas inovações para que valha a pena realmente. Você pode transformar seu dia, em vez de esperar que ele passe despercebido. Chuva, vento, som dos passarinhos, tudo isso é existência.” E sem esperar que ela respondesse, saiu do quarto da garota.
A chuva começou a cair, e ao ouvir aquele som encantador, ela se levantou rapidamente, pegou uma toalha, deixou em uma cadeira na parte coberta da varanda e foi em direção dos pingos que caiam. Aquele banho foi renovador e, a partir dali, a garota começou a repensar em como a vida é simples, basta querer ser feliz.
O que você quer?
A Bíblia diz:
“O que trabalha com mão remissa empobrece; mas a mão do diligente enriquece. O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha.”Provérbios 10:4-5
Relação com o parceiro, família, emprego. Quem não quer mudar alguma coisa na vida para melhor? Para isso, não basta apenas desejar que uma mudança aconteça, o fundamental mesmo é estabelecer de que forma isso será feito. Afinal, é fácil cair na armadilha de estipular metas de mudanças que parecem não chegar nunca.

“Os principais vilões são os pensamentos negativos, eles só afastam o que pode acontecer de bom. Essas forças internas são as mais difíceis de eliminar, precisa de perseverança para vencê-las”, comenta a psicóloga Michele Medeiros Crespo. Segundo a especialista, outro inimigo comum é a preguiça, além da tendência a culpar o outro, ou circunstâncias, pela dificuldade em mudar.
Pode haver mil problemas e o dobro deles para fazer com que você desista, mas, com persistência é possível mudar, com atitudes que não precisam de tantos esforços, o importante é não se permitir parar o tempo e se tornar refém do passado. “Sorria sempre. Imagine que você tenha uma reunião que causará tensão. Há duas alternativas: piorar o dia ou entrar na sala sorrindo e falar com todos de maneira amigável. Dessa maneira, metade da tensão será aliviada ali”, sugere a psicóloga. Outro exercício para proporcionar um aumento em sua felicidade é segurar um sorriso por 20 segundos.
Não queira apenas comprar bens materiais, acreditando que eles podem lhe fazer mais feliz, isso é passageiro. Preocupe-se principalmente em adquirir experiência. Assista a um filme, vá a lugares diferentes, até mesmo aqueles que lhe parecem muito estranhos. “Qualquer situação que favoreça a oportunidade de entrar em contato com outras pessoas é valiosa, elas sempre têm muito a oferecer, seja com uma situação a ser seguida ou não. Sempre haverá alguém que possa lhe levar uma palavra sábia”, comenta Michele.
A vida é feita de fé, e dos momentos em que você pega no telefone para fazer uma ligação inesperada para alguém que possa naquele momento precisar realmente de uma palavra amiga e de uma mão estendida, de uma expressão de agradecimento, de servir ao próximo, ser carinhoso e agir mais com a razão do que com a emoção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário