Cidade abrigou o palácio de Acabe, onde a idólatra e manipuladora Jezabel encontrou seu dramático fim.
A cidade israelita de Jizreel, no vale de mesmo nome, era o local do palácio do rei Acabe, de acordo com os livros de Reis. Também era a terra de Ainoã, uma das esposas de Davi(1 Samuel 25:43).
O episódio bíblico mais marcante no lugar foi a morte da fenícia Jezabel,esposa de Acabe,idólatra assumida que combatia o culto ao Deus verdadeiro. O fim da ardilosa mulher, jogada de uma alta janela e devorada por cães (na ilustração), foi profetizado por Elias.
Como é um lugar alto, com uma visão privilegiada do norte e do leste, era de grande importância estratégica nos tempos do Antigo Testamento, pois de lá era possível vigiar parte da rota comercial e militar do Egito para a Síria e a Mesopotâmia, que passava por Megido.
No ponto culminante, foi erguida uma imponente fortaleza que, além de mirante, servia de base para a cavalaria de Acabe, servida com fartura de água por uma grande nascente a nordeste das muralhas, que abasteciam grandes cisternas dentro delas.
O forte foi destruído milênios mais tarde, já no século 9, segundo achados arqueológicos.Ao seu redor, a antiga vila ganhou ares bizantinos em sua arquitetura, depois dominada pela ordem dos cavaleiros templários e pelos árabes.
O explorador espanhol Benjamin de Tudela(que também esteve na área do atual Irã,no túmulo di profeta Daniel )a visitou em 1165, e reportou que a área do antigo povoado era ocupada por um tintureiro judeu.
Tempos depois, foi construída ali uma imponente torre de vigia otomana, tomada por Israel na Guerra da Independência (1948).
Nenhum comentário:
Postar um comentário