terça-feira, 11 de setembro de 2012

Amizade virtual existe?

É possível manter um relacionamento "online"?


Uma página na web com mais de 500 amigos. Pessoas de todas as classes sociais, idades e de lugares diferentes. Será que é possível ter real amizade com quem se tem somente um contato “online”?
Para a psicóloga Regiane Machado, a afeição virtual existe, como um formato diferente das amizades ”ao vivo”. “Esse tipo de relacionamento envolve sentimentos, personalidades, preferências e para mantê-las também depende das partes envolvidas. Além disso, demanda a construção da confiança, cumplicidade e afeto”, diz Regiane.
Mas não é tão simples contar com uma amizade virtual e, que às vezes, até evita o contato pessoal. “Um dos malefícios é a pessoa querer se esconder atrás do mundo virtual e, surgindo oportunidade, evitar levar essa amizade para a vida real.”
Evitar transferir a amizade online para a vida real pode ser um sinal de falta de carinho e afinidade. “Algumas pessoas não mostram quem elas são também no mundo virtual. Por isso, é bom tomar cuidado, pois virtualmente ou não, a pessoa estará perdendo boas chances de fazer bons amigos”, enfatiza Regiane.
Porém, também há perigos quando a amizade tem início na vida real e se torna virtual. “Chegando ao mundo virtual, às pessoas se mostram mais e parece que se expressam mais livremente, fazendo com que o amigo perceba características que antes não eram notadas. Por algumas vezes, chega a ocorrer desentendimento e até mesmo rompimento da amizade”.

Cautela na vida online

A amizade deve ser tratada de igual forma, seja ao vivo ou somente via internet. “É preciso agir com sinceridade, carinho, afeto, cumplicidade; lidar com essa amizade de modo bem parecido com a da vida real. As diferenças são em relação ao contato físico, e como se diz, a falta do ‘o olho no olho’. Enfim, a construção de uma amizade depende de cada um, sendo virtual ou não”, finaliza a psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário