sexta-feira, 7 de setembro de 2012

"O amor em flores e cores"

Expoflora  2012 celebra o amor, apresenta variedades em plantas e flores e ainda conta com deliciosos pratos da culinária holandesa. Uma ótima dica de passeio para o feriadão.

A capital nacional das flores, Holambra, no interior paulista, já entrou no clima de boas vindas à primavera,  com a 31ª Expoflora. A maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina celebra o tema “O amor em flores e cores”. As praças e áreas livres do evento estão decoradas com grandes corações de petúnias, buquês de crisântemos e vistosas açucenas (Amarillis).
                                                                        Novidades
O evento oferece ao público a oportunidade de avaliar primeiro as novidades do setor, que são cuidadosamente estudadas antes de serem lançadas no mercado. “Uma nova variedade de flor leva 10 anos de testes, cruzamentos de espécies e aclimatação. Tem que se descobrir, no clima local, qual a melhor situação para ela, e isso requer, além de tempo, muito investimento. Uma planta que não é nativa, por exemplo, deve ser cultivada em estufa”, diz Paulo Fernandez, organizador do evento.
Fruto de uma das pesquisas, o destaque desse ano promete ser a curiosa planta ovo (Solanum Ovigerum -foto à esquerda). De origem indiana, e da mesma família que a berinjela e o jiló, apesar de não ser comestível, os frutos dessa planta ornamental são idênticos ao ovo de granja, esbranquiçados. As flores são de cor lilás e a planta pode ser cultivada em vasos e canteiros.
Outra novidade é o lírio dobrado sem pólen (à direita), com tecnologia desenvolvida na Holanda. Contém mais pétalas e um aroma mais suave (ou nenhum aroma no caso do Tiny Double You). A flor não apresenta o “pistilo”, órgão reprodutor da flor onde se encontra o pólen, o que proporciona maior durabilidade.

                                        Tecnologia para ajudar na escolha
A mecânica de comercialização também é fonte de estudo para o setor. Pensando em deixar a compra mais atraente para o consumidor, a Fazenda Terra Viva adaptou para as embalagens dos produtos o sistema de QR-code. O símbolo semelhante ao de um código de barras, mas em duas dimensões, pode ser escaneado pela câmera do smartphone ou tablet.

“O consumidor tem dúvidas de onde plantar e como cuidar. O QR-code o redireciona a um conteúdo online, possibilitando, com uma leitura rápida, receber informações, também em vídeo. Facilita muito a vida do consumidor”, afirma Carlos André Gouveia, responsável pelo marketing da empresa.
Culinária
Os confeiteiros e os chefs de Holambra dedicam-se às delícias culinárias que vão satisfazer o apetite do visitante da Expoflora. Este ano, a batata Rostï ganhou o prato principal. “Ela é semicozida, temperada com sal, noz-moscada e bastante bacon. Geralmente, usamos como acompanhamento. Contudo, tivemos a ideia de utilizá-la também como ingrediente de pratos principais típicos holandeses”, relata Antônio Carlos, chef de cozinha da Martim Holandesa.
A batata Rostï (à esquerda) pode ser recheada com um mix de salsichas e chucrute ou servir como recheio da “Pannekoek” (massa fina, aberta, à base de farinha, leite, ovos e sal), ou ainda acompanhar o “StampotWortel SpareRibs met Appelmoes”, costelinha suína com purê de batata e cenoura e outro de maçã.
Para a sobremesa, as confeiteiras da Zoet em Zout preparam o “Hollandse Duet” (dueto holandês -foto à direita), inspirado no “vanillevla”, creme de baunilha muito consumido na Holanda. Leva uma camada de chocolate e outra de baunilha, divididas por uma bolacha, a “speculaas”, feita com especiarias (canela, noz moscada e pimenta), que teve sua origem na época das navegações.
“Em uma das viagens, retornando da Índia, os holandeses enfrentaram uma tempestade, e os condimentos, armazenados no galpão do navio, misturaram-se todos. Chegando à Holanda, eles acharam que haviam perdido a carga. Porém, um padeiro comprou a mercadoria e inventou a speculaas. O incidente acabou tornando-se um sucesso”, contam Maria e Juliana Meulman.
                                                             Outras atrações


Os visitantes da Expoflora também podem levar algumas de suas flores prediletas para casa. O Shopping das Flores abriga mais de 2 mil variedades em um espaço de 3,3 mil metros quadrados.
Há ainda um minissítio, com atrações como minipôneis, aves raras e uma colmeia de acrílico, de onde se observa abelhas produzindo mel e, depois, ainda se degusta diversos tipos da iguaria. Ao lado do minissítio, acontece a clássica Chuva de Pétalas, agora com horário antecipado para às 16h30.
Este ano, uma ação interativa oferece o “Torpedo de flores”. O visitante escolhe um buquê, preenche um cartão com uma mensagem e a florista entrega na hora para o destinatário.
                                                    Sobre a Expoflora
A Expoflora acontece anualmente na antiga colônia holandesa, Holambra, interior paulista (SP 340, Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140).
A cidade, com pouco mais de 11 mil habitantes, é o maior centro de cultivo e comercialização de flores do País, responsável por 40% das vendas do setor.
São mais de 6,8 mil pessoas empregadas direta e indiretamente para recepcionar e cuidar dos cerca de 300 mil visitantes que circulam nos 250 mil metros quadrados do evento.
                                                        Serviço
Quando: até 23 de setembro, de quinta à domingo, das 9h às 19h.
Preço: os ingressos custam R$ 30. Crianças de até 5 anos não pagam.
Mais informações no site da Expoflora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário