sábado, 1 de setembro de 2012

Amor do passado: é possível esquecê-lo?


A relação não faz mais parte do presente, mas continua existindo em pensamentos.

Quem nunca ouviu ou até disse aquela frase: “O que passou, passou?” Isso certamente precisa se aplicar aos amores do passado.
Este foi o tema do programa “The Love School” desta terça (28), quando os apresentadores bispo Adilson Silva e sua esposa enfatizaram que há pessoas que dão voz ao coração, vivem no “mundo da lua” e não conseguem sucesso no presente por guardar as coisas do passado. “É por isso também que não tem possibilidade de projetar o futuro. Como irá para frente olhando para trás?”, comenta o apresentador.
Para o bispo, essas pessoas se escondem na desculpa de não mandar no seu coração e que isso é mais forte do que elas. “O fato é que cultivam as lembranças, ouvindo músicas, procurando saber como está. Às vezes a pessoa guarda a imagem do outro do jeito que ele era antes, não imagina que envelheceu, engordou. E toda vez que lembra é do jeito que era. Esse é o sinal de que a pessoa parou no tempo, mas o tempo não para.”
O casal também deu algumas dicas para quem quer livrar-se de um sentimento do passado:
- Criar expectativas irrealistas em relação ao passado é pior do que criá-las em relação ao futuro. Nada de inventar fantasias pensando que tudo poderia ser diferente.

“Quem se alimenta com expectativas do passado nunca consegue ser feliz e também não deixa outra pessoa fazê-lo feliz. Não deu certo, não era pra ter dado. Pra que trazer o passado para o presente?”, enfatiza Rosana.
- Quando não queremos esquecer o dia de pagar a conta, colocamos em um lugar visível. Use a técnica contrária para esquecer o amor do passado, procure evitar as lembranças.
– Não cometa o erro de acreditar que vai curar um antigo amor com outro. Cure-se primeiro para depois entrar em um novo relacionamento. Do contrário, você poderá contagiar uma terceira pessoa com sua dor.
“Fazer comparações entre os relacionamentos não dá certo. O correto é que, se teve problema com o antigo, resolva primeiro. Mas como saber que se curou? Quando involuntariamente vir aquela pessoa e ela se tornar indiferente”, comenta o bispo Adilson.

- Imagine que esse sentimento seja como um bichinho que tem vida. Como morre se todos os dias é alimentado? Pelo contrário, a tendência é crescer e ficar mais forte. Pare de alimentá-lo e ele morrerá de fome.
- Em complemento à dica anterior: abra mão de tudo o que lhe traz lembranças: fotografias, presentes, ouvir músicas que marcaram o relacionamento etc. Saia da nostalgia.
- Lembre-se: ninguém pode andar em progresso olhando para trás. Repare que a anatomia do corpo humano aponta para frente. Experimente ficar alguns minutos olhando de lado e começará a sentir dor no pescoço. É como se a natureza nos estivesse ensinando a prosseguir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário